terça-feira, 8 de junho de 2010

Mês das Famílias

O mês de maio chegou ao fim, ele é conhecido dentro da maioria das igrejas evangélicas como o “Mês das Famílias”. Por meio deste pequeno texto eu pretendo falar um pouco sobre essa instituição que para muitos esta falida, sem prestigio e modificada. E como, em meio a todas as coisas que são contrarias ao padrão estabelecido por Deus, a família pode sobreviver? Primeiramente precisamos aprender a viver o que Deus pretende realizar em nossas vidas (e como é difícil aprender isso), Às vezes é melhor abrir mão de uma relação romântica de momento, e esperar. Pois quem sabe os planos de Deus? Talvez não seja o momento certo, mas se ele permitir, futuramente surgira uma família solidificada não em amores terrenos, mas firmadas no criador e cumprindo o propósito de louva-lo.
São vários os exemplos de pessoas que buscaram se firmar em Deus, uma grande amostra foi Jô, a Bíblia nos informa ele era um homem íntegro, de elevada moral, amadurecido e equilibrado e que sabia muito bem quem era o Criador. O Deus Altíssimo, E a razão de Jó ser exatamente o que foi, era porque conhecia profundamente a Deus. Nossos dias são marcados por pessoas que tem conhecimento em diversos saberes e culturas; filosofia, política, artes, futebol, esportes agricultura, aquecimento global, história e etc. Através de conversas com pessoas mais velhas e de maior conhecimento, podemos expandir nossos conhecimentos, pois a capacidade de pensar e raciocinar nos foram dados por Deus, curiosamente, mesmo com toda a facilidade de obter conhecimento, o homem cada vez menos se aproxima de Deus, esta é uma geração que parece optar pelo por se distanciar do verdadeiro conhecimento de Deus. Onde estão os homens e mulheres que conhecem intimamente ao Senhor? Faça esta pergunta em seu intimo e responda se você é um deles. Para se construir uma família saudável, é imperativo que os pais sejam profundos conhecedores de Deus, este é o grande propósito, pois assim os pais ensinaram a seus filhos como Servir a Deus e adorá-lo em todo o momento. Sabemos que como humanos não somos perfeitos temos nossas falhas, não somos perfeitos, mas podemos manter uma família saudável espiritualmente, quando sabemos onde buscar refugio em meio as tempestades da vida, se submetendo ao Deus supremo e se contentando alegremente com os desígnios do Senhor, vivendo na pratica a piedade bíblica, orando e intercedendo uns pelos outros ,sendo perseverante na dedicação no cuidado e na intercessão uns pelos outros. Será que temos uma família saudável? Podemos hoje, afirmar como Jó afirmou: “Eu sei que meu redentor vive”. Esta é a razão concreta que afirma que nosso redentor que é Jesus, deveria encher nossos corações de santa esperança para buscarmos do Senhor Deus, todas as condições para que nossa própria família seja uma família saudável Se sua família ainda não alcançou essa bênção lembre: O Redentor de Jó não foi o último recurso utilizado, mas foi o único. Pois ele é único caminho que traz bênçãos sem medida a sua família.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Vida

A poucos dias, quase todos nós, telespectadores das composições globais, acompanhamos o desfecho do ultimo capitulo de uma novela que como sempre trouxe algumas contradições marcou época e novos conceitos que a sociedade moldada pela mídia ira passar a usá-los.
Não quero aqui comentar sobre a novela, mas sim sobre a musica tema, feita por pelos grandes compositores, Vinicius e Toquinho. Abaixo a letra:

Sei lá... A vida tem sempre razão

Toquinho / Vinicius de Moraes

Tem dias que eu fico pensando na vida
E sinceramente não vejo saída.
Como é, por exemplo, que dá pra entender:
A gente mal nasce, começa a morrer.

Depois da chegada vem sempre a partida,
Porque não há nada sem separação.
Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão.
Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão.

A gente nem sabe que males se apronta.
Fazendo de conta, fingindo esquecer
Que nada renasce antes que se acabe,
E o sol que desponta tem que anoitecer.

De nada adianta ficar-se de fora.
A hora do sim é o descuido do não.
Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão.
Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão.

Em Filipenses 1, verso 21, O apostilo Paulo, nos fala assim “ Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”. Quando leio esse verso, lembro sempre dos primeiros versos da musica citada, porque quando vejo o mundo como está, a falta de amor, a violência, a falta de humanidade certamente ficamos ansiosos para que a gloria de Deus se revele o quanto antes, e que realmente possamos transpassar por este estado de coisas. Humanamente falando, não vejo saída e nem mudança, pois os corações são duros e assim, realmente nascemos apenas para morrer, nossa vida é apenas uma grande ilusão.
Será mesmo que nossa vida é uma grande ilusão? O mesmo apostolo Paulo, fala em Gálatas capitulo 2, verso 10: “Não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim.” . Se Cristo vive em nós então nossa vida não é uma grande ilusão, somos filhos de e herdeiros juntamente com Cristo, temos uma linda historia a ser escrita para o louvor da gloria dele, enquanto Ele, O Grande Eu Sou, não vem, continuamos nossa luta em favor da vida, profetizando, pregando e agindo através de obras motivadas pela fé, tendo o mesmo sentimento e certeza de Paulo, tendo como grande paixão viver para o reino de Deus. Ele é quem realiza obras grandiosas em nossas vidas. Claro que devemos lutar, pedimos a Deus, mas também vamos ao campo de batalha e ele como Grande Pai estará ao nosso lado para nos amparar em momentos difíceis e dar a direção a se seguir. A vida é um dom precioso que recebemos, e ele nosso Deus Eterno é o Único Caminho, A Única Verdade e a Vida.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Relatos e opinião

Neste final de semana vi um filme, que muito me tocou, me levando a uma profunda reflexão sobre a instituição Divina mais antiga, a família. Acredito que o sucesso de bilheteria “Um sonho Possível” se tornara um clássico e será sempre uma referencia para palestras.
O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído. Em uma noite fria e chuvosa ele é encontrado por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), que o acolhe no próprio carro e o leva para a casa de propriedade dos Tuohy, quebrando logo em primeira estância um preconceito norte americano, pois a família Tuohy era composta por pessoas brancas. Quando Leigh Anne olha para o jovem, começa a pensar em uma forma de ajudá-lo e acredita em seu potencial. Uma mensagem real do filme é que a família Tuohy o acolhe, e se adapta ao novo integrante. Sean e Leigh Anne ,S.J e Collins, não se importam com todo e qualquer preconceito da sociedade.
Em todo o filme vi princípios de como deve ser uma relação madura entre casais e sobre o portar dos filhos. Anne seguindo aos preceitos escritos em provérbios 31 a partir do verso 10, se mostra uma virtuosa mulher que edifica a casa e cuida de todos os familiares. Sean o Patriarca da família, fazendo o papel de cabeça da casa e amando a esposa demonstra em todo o tempo o grande Amor Eros, descrito em Cantares, 8, nos versos 6 e 7, tendo a esposa como selo em seu coração e a respeitando não deixando que o ciúme seja a sepultura da relação, agindo sempre de forma autentica com a mulher amada. Os filhos S.J e Collins aceitam as decisões dos pais, e seguem conforme lhes é ensinado em Ex. 20.12, sabendo que serão sempre bem sucedidos pois este é único mandamento com promessa.
Concluindo percebi que todas as pessoas integrantes daquela família não são pessoas diferentes do modelo regido pelos preceitos cristãos, são comuns, cometem seus erros, têm suas dúvidas, mas se esforçam para fazer o melhor. Oro a Deus para que eu possa ser caminho de bênçãos para minha futura família, minha esposa, meus filhos, e que possa seguir sempre o que ele nos ensina. Faço minhas as palavras de C.S.Lewis que dizem assim:
"Eu acredito no Cristianismo como eu acredito no sol que nasce: não só porque eu o vejo, mas porque através dele eu vejo todas as coisas."

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O mau do meu ser

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito, o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.” Romanos 7.18
Há alguns dias eu li esse verso de Romanos, o texto mexeu muito comigo, mas ainda não tinha conseguido escrever nada.
No texto, Paulo admite a fraqueza que possui e os pecados praticados e revela a luta interior que passa durante o ministério.
O texto continua até o verso 25, com outras palavras de sabedoria do apostolo Paulo, e ao ler ele me levou a reflexão que; sem o Espírito Santo controlando e consolando meu viver, sou conduzido facilmente para o pecado, são tantas coisas que são colocadas a nossa frente que se torna muito mais fácil seguir por um caminho torto. Aceitar uma natureza carnal e pecaminosa que age em cada ser é descobrir o único meio de vencê-la. A luta com o mal interior é diária em minha vida, por isso somente com muita oração e pedindo pela graça para prosseguir e seguir na jornada, até o dia da volta de nosso Senhor.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

hipocrisia diária

Nossa hipocrisia diária chega a ser cômica algumas vezes. Quer um exemplo claro disso? Se você esta com uma dor de cabeça, alguém falta ao trabalho? Ou melhor, uma unha encravada o deixa sem mobilidade para ir à faculdade, escola ou qualquer outro centro de estudos? Difícil responder sobre isso, não é? Agora o porquê da hipocrisia? Respondo com toda a certeza, quantos já faltaram aos trabalhos da igreja por causa de uma simples dor de cabeça ou uma unha encravada. Varias vezes isso acontece e depois com toda nossa fantasia cantamos que Deus esta em primeiro lugar em nossa vida. Não estou dizendo aqui que não é natural nos sentirmos abatidos em certas ocasiões e isso não depende de estar em comunhão com Deus. Prova disso é o exemplo do apóstolo Paulo, um homem de intimidade com o Senhor e comprometimento com a Palavra, mas em alguns momentos se sentiu solitário e enfraquecido. São tantos os obstáculos que temos pela frente que nossa energia se esvai, restando apenas a tristeza, sem nem mesmo a vontade de reagir. Mas o grande problema que gostaria de tratar hoje neste pequeno espaço, é o problema de deixar sempre nosso compromisso com Deus em último lugar, em Mateus capitulo 6, verso 33, é deixado uma promessa que evidencia o que devemos viver: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas”. Embora esse versículo tenha uma compreensão não muito complicada de se entender, nós deixamos de lado e como sempre fazemos esquecemos-nos de colocar Deus a frente de nossa vida ou pensamos que já cumprimos o que é requerido de nós, e sentimos bem sobre nós mesmos por isso, apenas porque concordamos com o que ouvimos da palavra de Deus, entendendo a nossa maneira incorreta um verso como demandando algo menor do que aquilo que ele demanda, e assim, pensamos que já satisfazemos seus requerimentos, quando este não é o caso. O resultado de nossa escolha é que, estamos agindo muito abaixo do que a palavra de Deus realmente demanda de nós, e desfrutando muito menos da vida e poder que Ele tem nos prometido. Gostaria de concluir este pequeno relato lembrando outro texto escrito em salmos 37 verso 4, Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Sei que é difícil, mas se aprendermos a viver desta forma, Deus mudará nossa história.

segunda-feira, 22 de março de 2010

O caminho da Autoridade

Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar

Há uma luz no túnel Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar

Não é preciso força para ver que o autor evidência claramente a busca pela graça de Deus, nestes versos desta musica, ele demonstra um arrependimento pelos erros e reconhece que, para o mal em que vivemos existe uma cura, uma lanterna, uma luz que ira guiar o caminho. Mas adaptando para nossos dias, vejo que nem sempre deixamos a luz guiar o caminho do nosso barco, quase sempre a rebeldia prevalece, principalmente contra a autoridade Divina. Em toda a Bíblia encontramos varias passagens em que Deus perdoa o pecado contra a santidade, mas contestação da autoridade Divina é severamente castigada, um grande exemplo é no livro de Números, no capitulo doze. Miram, duvidou da palavra de Deus, entregue ao povo através de Moises e Deus a castigou com lepra, a doença que causava o afastamento do meio do povo, outro grande exemplo se encontra no novo testamento no livro de Atos, capitulo cinco, o casal Ananias e Safira, chegaram diante do Servo de Deus, e mentiram, na mesma hora morreram. Às vezes não entendemos o porquê as bênçãos não chegam a nossa vida, e a resposta, é simples, será que Deus tem sido autoridade em nossa vida? Será que entregamos nosso caminho a ele? Ou como sempre fico na mesmice, vai à igreja, mas não participa, acha que ter o nome no rol de membros significa estar arrolado no livro da vida. Em Hebreus doze ele nos mostra que é nosso Pai, e como filhos devemos toda a obediência, nos verso 25 a 29 ele mostra com clareza toda a autoridade
25 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte,
26 aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu.
27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.
28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;
29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.

Concluo este pequeno pensamento dizendo que: a começar em mim Senhor, quebra e modifica, para que eu possa ser um servo teu e que meus planos estejam ligados a ti e que minha vida não fique na inércia, mas sim, ativa e inteiramente voltada para seus propósitos.

terça-feira, 16 de março de 2010

relatos e desabafos

Esses são relatos e desabafos de um cristão que esta passando pelo processo de justificação, para aprender que Deus é soberano.
Em minha ultima postagem, falei sobre ser agradecido, aprender a não murmurar em relação ao dia-a-dia e prestar louvor a Deus pelo bem que tem feito em nossas vidas. Recentemente li um texto de um grande amigo amado, irmão em Cristo e missionário. No texto ele falava sobre aprender que nosso sustento vem do Senhor, e ao final ele concluía pedindo a Deus que o ensinasse a viver dependendo Dele. Bom, faço minhas as palavras desse missionário, Deus é nosso sustento, amparo e libertador, nós somos ingratos, de coração impuro e o pior só queremos saber de agradecer quando a situação é favorável, nunca sobre algo que não estava em nossos planos. Eu sou totalmente ingrato, tenho passado por um processo de transformação, o Criador esta me ensinando a quebrantar meu coração, meu orgulho muitas vezes me impede de me dedicar a Deus, são tantas desculpas e obstáculos que às vezes coloco para me entregar à obra do Divino Mestre. Apesar de ser assim, Deus me ama, nada do que faço poderá afastá-lo de mim, mesmo com muitos erros a palavra salvadora, tem entrado no meu coração. Fernando Pessoa, grande poeta e pensador brasileiro disse uma vez, "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,mas na intensidade com que acontecem.Por isso existem momentos inesquecíveis,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Tento interpretar esses versos da seguinte forma, nossa vida é breve, por isso deve ser intensa, ser moldada nos planos do Senhor, e no momento certo Deus te dará grandes coisas, bênçãos sem medida e o grande presente que é te levar para morar juntamente com ele e te oferecer o premio de servo inútil.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Perdão

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos"
Lm 3:22

Hoje ao final de minha jornada de trabalho me pus a pensar, como sou ingrato, não sei agradecer as dádivas Divinas que recebo todos os dias. Eu estava meio chateado com alguns problemas corriqueiros da função que desempenho em meu trabalho e isso tinha me causado certa aflição, mas graças à luz do Espírito Santo que nos consola, voltei meus pensamentos para o Criador e Consumador de nossa fé, e percebi que realmente como o Apostolo Paulo fala em carta aos romanos, somente pela graça somos salvos, se fosse apenas por minhas ações... Estaria perdido!
Estou aprendendo a reconhecer que tudo vem do Pai Eterno, tanto as dádivas como as provações, quero aprender a e agradecer pelo cansaço, sei que em um país de famintos e desempregados, eu faço parte dos que podem dizer que estão empregados e que podem dizimar e ofertar a ti parte dos rendimentos ganhos. Perdoa-me quando, pois não aprendi a viver integralmente na tua Santidade, e principalmente não aprendi a dizer que meu sustento vem de ti.
Que minha vida possa ser uma folha, para que o Senhor escreva nela teus propósitos, me ajude a ter sempre a humildade em meu coração e não deixar que os empecilhos criados por mim se transformem em barreiras a te servir.

Ano novo, novas postagens

Pessoas amadas e leitores passei vários meses sem inspiração para escrever, mas pela graça de Deus voltei a escrever e pretendo agora semanalmente postar texto e pensamentos que andam dentro de minha mente, não espero ser compreendido, mas quero agradar a Deus.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Mês das Famílias

O mês de maio chegou ao fim, ele é conhecido dentro da maioria das igrejas evangélicas como o “Mês das Famílias”. Por meio deste pequeno texto eu pretendo falar um pouco sobre essa instituição que para muitos esta falida, sem prestigio e modificada. E como, em meio a todas as coisas que são contrarias ao padrão estabelecido por Deus, a família pode sobreviver? Primeiramente precisamos aprender a viver o que Deus pretende realizar em nossas vidas (e como é difícil aprender isso), Às vezes é melhor abrir mão de uma relação romântica de momento, e esperar. Pois quem sabe os planos de Deus? Talvez não seja o momento certo, mas se ele permitir, futuramente surgira uma família solidificada não em amores terrenos, mas firmadas no criador e cumprindo o propósito de louva-lo.
São vários os exemplos de pessoas que buscaram se firmar em Deus, uma grande amostra foi Jô, a Bíblia nos informa ele era um homem íntegro, de elevada moral, amadurecido e equilibrado e que sabia muito bem quem era o Criador. O Deus Altíssimo, E a razão de Jó ser exatamente o que foi, era porque conhecia profundamente a Deus. Nossos dias são marcados por pessoas que tem conhecimento em diversos saberes e culturas; filosofia, política, artes, futebol, esportes agricultura, aquecimento global, história e etc. Através de conversas com pessoas mais velhas e de maior conhecimento, podemos expandir nossos conhecimentos, pois a capacidade de pensar e raciocinar nos foram dados por Deus, curiosamente, mesmo com toda a facilidade de obter conhecimento, o homem cada vez menos se aproxima de Deus, esta é uma geração que parece optar pelo por se distanciar do verdadeiro conhecimento de Deus. Onde estão os homens e mulheres que conhecem intimamente ao Senhor? Faça esta pergunta em seu intimo e responda se você é um deles. Para se construir uma família saudável, é imperativo que os pais sejam profundos conhecedores de Deus, este é o grande propósito, pois assim os pais ensinaram a seus filhos como Servir a Deus e adorá-lo em todo o momento. Sabemos que como humanos não somos perfeitos temos nossas falhas, não somos perfeitos, mas podemos manter uma família saudável espiritualmente, quando sabemos onde buscar refugio em meio as tempestades da vida, se submetendo ao Deus supremo e se contentando alegremente com os desígnios do Senhor, vivendo na pratica a piedade bíblica, orando e intercedendo uns pelos outros ,sendo perseverante na dedicação no cuidado e na intercessão uns pelos outros. Será que temos uma família saudável? Podemos hoje, afirmar como Jó afirmou: “Eu sei que meu redentor vive”. Esta é a razão concreta que afirma que nosso redentor que é Jesus, deveria encher nossos corações de santa esperança para buscarmos do Senhor Deus, todas as condições para que nossa própria família seja uma família saudável Se sua família ainda não alcançou essa bênção lembre: O Redentor de Jó não foi o último recurso utilizado, mas foi o único. Pois ele é único caminho que traz bênçãos sem medida a sua família.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Vida

A poucos dias, quase todos nós, telespectadores das composições globais, acompanhamos o desfecho do ultimo capitulo de uma novela que como sempre trouxe algumas contradições marcou época e novos conceitos que a sociedade moldada pela mídia ira passar a usá-los.
Não quero aqui comentar sobre a novela, mas sim sobre a musica tema, feita por pelos grandes compositores, Vinicius e Toquinho. Abaixo a letra:

Sei lá... A vida tem sempre razão

Toquinho / Vinicius de Moraes

Tem dias que eu fico pensando na vida
E sinceramente não vejo saída.
Como é, por exemplo, que dá pra entender:
A gente mal nasce, começa a morrer.

Depois da chegada vem sempre a partida,
Porque não há nada sem separação.
Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão.
Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão.

A gente nem sabe que males se apronta.
Fazendo de conta, fingindo esquecer
Que nada renasce antes que se acabe,
E o sol que desponta tem que anoitecer.

De nada adianta ficar-se de fora.
A hora do sim é o descuido do não.
Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão.
Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão.

Em Filipenses 1, verso 21, O apostilo Paulo, nos fala assim “ Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho”. Quando leio esse verso, lembro sempre dos primeiros versos da musica citada, porque quando vejo o mundo como está, a falta de amor, a violência, a falta de humanidade certamente ficamos ansiosos para que a gloria de Deus se revele o quanto antes, e que realmente possamos transpassar por este estado de coisas. Humanamente falando, não vejo saída e nem mudança, pois os corações são duros e assim, realmente nascemos apenas para morrer, nossa vida é apenas uma grande ilusão.
Será mesmo que nossa vida é uma grande ilusão? O mesmo apostolo Paulo, fala em Gálatas capitulo 2, verso 10: “Não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim.” . Se Cristo vive em nós então nossa vida não é uma grande ilusão, somos filhos de e herdeiros juntamente com Cristo, temos uma linda historia a ser escrita para o louvor da gloria dele, enquanto Ele, O Grande Eu Sou, não vem, continuamos nossa luta em favor da vida, profetizando, pregando e agindo através de obras motivadas pela fé, tendo o mesmo sentimento e certeza de Paulo, tendo como grande paixão viver para o reino de Deus. Ele é quem realiza obras grandiosas em nossas vidas. Claro que devemos lutar, pedimos a Deus, mas também vamos ao campo de batalha e ele como Grande Pai estará ao nosso lado para nos amparar em momentos difíceis e dar a direção a se seguir. A vida é um dom precioso que recebemos, e ele nosso Deus Eterno é o Único Caminho, A Única Verdade e a Vida.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Relatos e opinião

Neste final de semana vi um filme, que muito me tocou, me levando a uma profunda reflexão sobre a instituição Divina mais antiga, a família. Acredito que o sucesso de bilheteria “Um sonho Possível” se tornara um clássico e será sempre uma referencia para palestras.
O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído. Em uma noite fria e chuvosa ele é encontrado por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), que o acolhe no próprio carro e o leva para a casa de propriedade dos Tuohy, quebrando logo em primeira estância um preconceito norte americano, pois a família Tuohy era composta por pessoas brancas. Quando Leigh Anne olha para o jovem, começa a pensar em uma forma de ajudá-lo e acredita em seu potencial. Uma mensagem real do filme é que a família Tuohy o acolhe, e se adapta ao novo integrante. Sean e Leigh Anne ,S.J e Collins, não se importam com todo e qualquer preconceito da sociedade.
Em todo o filme vi princípios de como deve ser uma relação madura entre casais e sobre o portar dos filhos. Anne seguindo aos preceitos escritos em provérbios 31 a partir do verso 10, se mostra uma virtuosa mulher que edifica a casa e cuida de todos os familiares. Sean o Patriarca da família, fazendo o papel de cabeça da casa e amando a esposa demonstra em todo o tempo o grande Amor Eros, descrito em Cantares, 8, nos versos 6 e 7, tendo a esposa como selo em seu coração e a respeitando não deixando que o ciúme seja a sepultura da relação, agindo sempre de forma autentica com a mulher amada. Os filhos S.J e Collins aceitam as decisões dos pais, e seguem conforme lhes é ensinado em Ex. 20.12, sabendo que serão sempre bem sucedidos pois este é único mandamento com promessa.
Concluindo percebi que todas as pessoas integrantes daquela família não são pessoas diferentes do modelo regido pelos preceitos cristãos, são comuns, cometem seus erros, têm suas dúvidas, mas se esforçam para fazer o melhor. Oro a Deus para que eu possa ser caminho de bênçãos para minha futura família, minha esposa, meus filhos, e que possa seguir sempre o que ele nos ensina. Faço minhas as palavras de C.S.Lewis que dizem assim:
"Eu acredito no Cristianismo como eu acredito no sol que nasce: não só porque eu o vejo, mas porque através dele eu vejo todas as coisas."

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O mau do meu ser

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito, o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.” Romanos 7.18
Há alguns dias eu li esse verso de Romanos, o texto mexeu muito comigo, mas ainda não tinha conseguido escrever nada.
No texto, Paulo admite a fraqueza que possui e os pecados praticados e revela a luta interior que passa durante o ministério.
O texto continua até o verso 25, com outras palavras de sabedoria do apostolo Paulo, e ao ler ele me levou a reflexão que; sem o Espírito Santo controlando e consolando meu viver, sou conduzido facilmente para o pecado, são tantas coisas que são colocadas a nossa frente que se torna muito mais fácil seguir por um caminho torto. Aceitar uma natureza carnal e pecaminosa que age em cada ser é descobrir o único meio de vencê-la. A luta com o mal interior é diária em minha vida, por isso somente com muita oração e pedindo pela graça para prosseguir e seguir na jornada, até o dia da volta de nosso Senhor.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

hipocrisia diária

Nossa hipocrisia diária chega a ser cômica algumas vezes. Quer um exemplo claro disso? Se você esta com uma dor de cabeça, alguém falta ao trabalho? Ou melhor, uma unha encravada o deixa sem mobilidade para ir à faculdade, escola ou qualquer outro centro de estudos? Difícil responder sobre isso, não é? Agora o porquê da hipocrisia? Respondo com toda a certeza, quantos já faltaram aos trabalhos da igreja por causa de uma simples dor de cabeça ou uma unha encravada. Varias vezes isso acontece e depois com toda nossa fantasia cantamos que Deus esta em primeiro lugar em nossa vida. Não estou dizendo aqui que não é natural nos sentirmos abatidos em certas ocasiões e isso não depende de estar em comunhão com Deus. Prova disso é o exemplo do apóstolo Paulo, um homem de intimidade com o Senhor e comprometimento com a Palavra, mas em alguns momentos se sentiu solitário e enfraquecido. São tantos os obstáculos que temos pela frente que nossa energia se esvai, restando apenas a tristeza, sem nem mesmo a vontade de reagir. Mas o grande problema que gostaria de tratar hoje neste pequeno espaço, é o problema de deixar sempre nosso compromisso com Deus em último lugar, em Mateus capitulo 6, verso 33, é deixado uma promessa que evidencia o que devemos viver: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas”. Embora esse versículo tenha uma compreensão não muito complicada de se entender, nós deixamos de lado e como sempre fazemos esquecemos-nos de colocar Deus a frente de nossa vida ou pensamos que já cumprimos o que é requerido de nós, e sentimos bem sobre nós mesmos por isso, apenas porque concordamos com o que ouvimos da palavra de Deus, entendendo a nossa maneira incorreta um verso como demandando algo menor do que aquilo que ele demanda, e assim, pensamos que já satisfazemos seus requerimentos, quando este não é o caso. O resultado de nossa escolha é que, estamos agindo muito abaixo do que a palavra de Deus realmente demanda de nós, e desfrutando muito menos da vida e poder que Ele tem nos prometido. Gostaria de concluir este pequeno relato lembrando outro texto escrito em salmos 37 verso 4, Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Sei que é difícil, mas se aprendermos a viver desta forma, Deus mudará nossa história.

segunda-feira, 22 de março de 2010

O caminho da Autoridade

Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar

Há uma luz no túnel Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar

Não é preciso força para ver que o autor evidência claramente a busca pela graça de Deus, nestes versos desta musica, ele demonstra um arrependimento pelos erros e reconhece que, para o mal em que vivemos existe uma cura, uma lanterna, uma luz que ira guiar o caminho. Mas adaptando para nossos dias, vejo que nem sempre deixamos a luz guiar o caminho do nosso barco, quase sempre a rebeldia prevalece, principalmente contra a autoridade Divina. Em toda a Bíblia encontramos varias passagens em que Deus perdoa o pecado contra a santidade, mas contestação da autoridade Divina é severamente castigada, um grande exemplo é no livro de Números, no capitulo doze. Miram, duvidou da palavra de Deus, entregue ao povo através de Moises e Deus a castigou com lepra, a doença que causava o afastamento do meio do povo, outro grande exemplo se encontra no novo testamento no livro de Atos, capitulo cinco, o casal Ananias e Safira, chegaram diante do Servo de Deus, e mentiram, na mesma hora morreram. Às vezes não entendemos o porquê as bênçãos não chegam a nossa vida, e a resposta, é simples, será que Deus tem sido autoridade em nossa vida? Será que entregamos nosso caminho a ele? Ou como sempre fico na mesmice, vai à igreja, mas não participa, acha que ter o nome no rol de membros significa estar arrolado no livro da vida. Em Hebreus doze ele nos mostra que é nosso Pai, e como filhos devemos toda a obediência, nos verso 25 a 29 ele mostra com clareza toda a autoridade
25 Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte,
26 aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu.
27 Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam.
28 Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;
29 porque o nosso Deus é fogo consumidor.

Concluo este pequeno pensamento dizendo que: a começar em mim Senhor, quebra e modifica, para que eu possa ser um servo teu e que meus planos estejam ligados a ti e que minha vida não fique na inércia, mas sim, ativa e inteiramente voltada para seus propósitos.

terça-feira, 16 de março de 2010

relatos e desabafos

Esses são relatos e desabafos de um cristão que esta passando pelo processo de justificação, para aprender que Deus é soberano.
Em minha ultima postagem, falei sobre ser agradecido, aprender a não murmurar em relação ao dia-a-dia e prestar louvor a Deus pelo bem que tem feito em nossas vidas. Recentemente li um texto de um grande amigo amado, irmão em Cristo e missionário. No texto ele falava sobre aprender que nosso sustento vem do Senhor, e ao final ele concluía pedindo a Deus que o ensinasse a viver dependendo Dele. Bom, faço minhas as palavras desse missionário, Deus é nosso sustento, amparo e libertador, nós somos ingratos, de coração impuro e o pior só queremos saber de agradecer quando a situação é favorável, nunca sobre algo que não estava em nossos planos. Eu sou totalmente ingrato, tenho passado por um processo de transformação, o Criador esta me ensinando a quebrantar meu coração, meu orgulho muitas vezes me impede de me dedicar a Deus, são tantas desculpas e obstáculos que às vezes coloco para me entregar à obra do Divino Mestre. Apesar de ser assim, Deus me ama, nada do que faço poderá afastá-lo de mim, mesmo com muitos erros a palavra salvadora, tem entrado no meu coração. Fernando Pessoa, grande poeta e pensador brasileiro disse uma vez, "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,mas na intensidade com que acontecem.Por isso existem momentos inesquecíveis,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Tento interpretar esses versos da seguinte forma, nossa vida é breve, por isso deve ser intensa, ser moldada nos planos do Senhor, e no momento certo Deus te dará grandes coisas, bênçãos sem medida e o grande presente que é te levar para morar juntamente com ele e te oferecer o premio de servo inútil.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Perdão

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos"
Lm 3:22

Hoje ao final de minha jornada de trabalho me pus a pensar, como sou ingrato, não sei agradecer as dádivas Divinas que recebo todos os dias. Eu estava meio chateado com alguns problemas corriqueiros da função que desempenho em meu trabalho e isso tinha me causado certa aflição, mas graças à luz do Espírito Santo que nos consola, voltei meus pensamentos para o Criador e Consumador de nossa fé, e percebi que realmente como o Apostolo Paulo fala em carta aos romanos, somente pela graça somos salvos, se fosse apenas por minhas ações... Estaria perdido!
Estou aprendendo a reconhecer que tudo vem do Pai Eterno, tanto as dádivas como as provações, quero aprender a e agradecer pelo cansaço, sei que em um país de famintos e desempregados, eu faço parte dos que podem dizer que estão empregados e que podem dizimar e ofertar a ti parte dos rendimentos ganhos. Perdoa-me quando, pois não aprendi a viver integralmente na tua Santidade, e principalmente não aprendi a dizer que meu sustento vem de ti.
Que minha vida possa ser uma folha, para que o Senhor escreva nela teus propósitos, me ajude a ter sempre a humildade em meu coração e não deixar que os empecilhos criados por mim se transformem em barreiras a te servir.

Ano novo, novas postagens

Pessoas amadas e leitores passei vários meses sem inspiração para escrever, mas pela graça de Deus voltei a escrever e pretendo agora semanalmente postar texto e pensamentos que andam dentro de minha mente, não espero ser compreendido, mas quero agradar a Deus.