quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Repetição

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas. Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

Em fim acabou-se o período eleitoral, depois de vários meses onde vimos, o verdadeiro cine trash em nossas tv´s , e ainda estão a correr os vários processos eleitorais pelo país, onde há raposas se engolindo. E pergunto: o que eu e você faremos? Deixar passar despercebido? Ou Fazer criticas e tentar mudar? Somos cidadãos eleitores em nosso país, temos responsabilidades, isso é bíblico, devemos orar por aqueles que nos governam pedir a Deus misericórdia por suas vidas, para que saibam guiar ao povo e em meio ao erro mostrar o acerto para assim melhorar a nossa triste realidade. O grande pensador chamado Rui Barbosa, brasileiro, Homem como todos nós com seus defeitos e erros, um celebre representante da Bahia, um senador exemplar que cumpriu como poucos as suas responsabilidades de senador de nossa república, ajudando a construir um governo para o povo sofrido de nossa nação, ao dizer pronunciar esta frase, parecia que estava profetizando, sobre nossos dias, ele mostra sua indignação com o momento vivido naquela época e mostra nossa realidade dos dias atuais. Parece mesmo que a historia de nossa nação é cíclica, sempre voltamos a lama que é a política em nosso país onde, cada vez mais é melhor ser mais um revoltado e calado do que expor suas idéias, não me calo diante desta situação e Peço a você esta lendo este relato, pare e comece a orar e a agir para que assim possamos tentar mudar nossa realidade. “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.”Sl. 27.13.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

hoje



Hoje eu quero apenas poder falar, hoje eu quero apenas poder cantar, hoje esta novela vai terminar, hoje o verbo amor vamos conjugar, sem pensar que o amanhã não pertence a você, nem a mim, más somente a Deus, começo meu texto parafrasiando, a musica "hoje" da banda Catedral que mostra uma mensagem; A vida humana é cheia de altos e baixos, vivemos sempre com nossas reclamações e questionamentos sobre tudo que nos acontece, esquecemos que nada temos como inteiramente nosso e que nada iremos levar quando deixarmos este mundo tenebroso, cheio de hipocrisia e discórdia. A doença que mais mata aos seres humanos é a depressão, causada muitas vezes pela frustração de não ter obtido algo almejado, nunca descansamos, vivemos na velocidade intensa com nossos corpos cansados, não tendo tempo para se alegrar, mas somente para o trabalho e ganho de dinheiro. Lembre-se que nem as melhores coisas da vida não são obtidas através de dinheiro, mas sim, com simplicidade; as paisagens mais belas não foram construídas pelos homens, mas pelo nosso Deus que tudo nos deu. Nós é que não sabemos aproveitar. Pare pense e reflita, se você não esta vivendo somente para as coisas deste mundo e comesse a viver para a obra redentora feita pelo nosso Deus. Pare de colocar a culpa nos outros quando sua vida não dá certo, assuma o que você faz, uma frase que sempre me faz refletir é a seguinte: queremos reformas e mudanças, então comesse se a reformar.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Sinceridade!


Sinceridade, palavra latina, que significa: Franqueza, lealdade; ausência de dobrez ou de hipocrisia; lisura de caráter;

Essa palavra é complicada de se pronunciar e mais complicada ainda de se aplicar em nossas vidas, às vezes é tão difícil viver sendo sincero, falando a verdade, quando no mundo que vivemos, esta cada vez mais complicado, é um mundo de mentiras que vive de suas próprias inverdades, onde cada um se diz livre de tudo, mas presos aos vícios da atualidade; ser sincero diante de tanta corrupção, é quase utópico, até porque, para o mundo, quando você se diz sincero, ou que tenta viver em sinceridade, é tachado de algum clichê. Todos dizem que procuram ser sinceros mas cometem seus grandes erros, um exemplo bem claro é quando falamos mal de nosso políticos por causa de seus desvios e no entanto, estamos devendo a várias pessoas, ou pior que isso, falar mal de outras igrejas, falar mal de nosso pastor e lideres (instituídos por Deus) no entanto estamos em débito com os nossos dízimos e ofertas, roubando assim ao nosso Deus. Durante muito tempo pensei que tinha sinceridade plena, e reconheço meu erro, não a tenho isso é mais uma das máscaras do velho homem, que devem cair, para assim viver em integridade, sendo digno de ser um servo do nosso Deus, peço a Deus para que complete o processo total de minha conversão ao seu evangelho, até o dia de sua volta, que eu seja apenas servo dele e conservo de meus irmãos, vivendo inteiramente para o crescimento de seu reino e que diminua o eu, para que o Senhor Jesus cresça mais e mais, pos a Gloria do Senhor é o que satisfaz minha Vida!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Desabafo


Nos últimos tempos vemos a enorme quantidade de pregadores que se colocam como ungidos, vindos de Deus e se auto-exaltam promovendo a própria gloria, levando multidões a idolatrá-los, a massa se esquece do Deus do homem e passa a adorar o homem de Deus, se jogando aos pés não da cruz de nosso salvador, mas aos pés dos “apóstolos”, que entregam patuás, um exemplo são flores ungidas, sal e pães para abrir caminhos, coisas que podemos ligar as culturas ameríndias e africanas e não ao cristianismo, a fé se torna algo cheio de coisas que se podem tocar e não algo sobrenatural a busca maior é pela prosperidade e não pela salvação. O evangelho perdeu o foco principal, o que me causa uma tristeza profunda; vamos voltar ao evangelho puro e simples onde para falar aos outros e viver, necessário é despir-se do Eu, perdendo a soberba, lembrar que nossas conquistas foram dadas por Deus e, portanto devem ser voltadas para ele. Despir-se do Eu, é pender para baixo, lagar a comodidade dos bancos de igreja, é deixar aquilo que aquilo que nos orgulha e se entregar realmente; a palavra divina no livro de João capitulo 13, nosso Mestre Jesus, nos dá uma lição do que é se desfazer das coisas deste mundo, ele retira a capa que o cobria, se abaixa e lava aos pés dos discípulos. Essa lição nos mostra o que devemos fazer para nos encher das Graças Espírito Santo, deixar nossa vida cheias de orgulho e inverdades, antes que essas inverdades se tornem verdades próprias, em nossa vida pífia; o que é feito, diz muito mais do que nossas palavras. Viver o evangelho puro e simples não é fácil, ser integro só é possível, se tiver ajuda vinda do alto, viver e falar as boas novas de salvação implica numa serie de escolhas e renuncias. A principal é esta: ESCOLHER VIVER INTERAMENTE PARA CRISTO É RENUNCIAR A SUA VIDA, E DEIXAR QUE ELE VÁ A FRENTE! Lembre sempre: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas. Viva para o que você foi verdadeiramente criado: louvar e glorificar a Deus em todo o tempo.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Nossas Ursas, devorando nosso ser.


Na semana que se passou fui acometido de uma forte gripe, e este corpo de 96 Kg, foi derrubado por este vírus microscópico, e quando fico parado começo a pensar no passado, principalmente porque morava em uma cidade com costumes totalmente diferentes do lugar onde vivo atualmente onde a igreja que freqüentava tinha um modo contrastante com o da onde freqüento hoje. Mas sem delongas, lembrei-me de certa ocasião onde aprendia junto com os adolescentes da minha saudosa IPH, um tema que para alguns pode ser polemico mas expondo as idéias de cada um, falamos e refletimos muito e passo agora um pouco de como foi aquela manha. Debatemos em nossa classe de adolescentes, sobre um tema meio polemico para alguns, mas indiscutível para outros, nossa lição tinha como tema: “Brincadeira tem Limite”, tendo o texto de II Reis, 2 v. 23 á 26,a lição tinha a primeira frase assim; O adolescente é cruel! No inicio todos nós aprendizes, ficamos meio perplexos com a tal afirmação, porem após alguns momentos de estudos baseados em dados de pesquisas atuais e principalmente na Bíblia, podemos constatar, que realmente a crueldade mora dentro de nós.O texto de II Reis, conta a historia do Profeta Elizeu, quando estava em viajem para Betel, no meio de sua jornada ele se encontra com alguns rapazes que começaram a caçoar dele, falando assim: suba calvo! Suba calvo! O profeta sentiu-se ofendido e pede a Deus para que faça justiça, então no mesmo momento Ursas saem da floresta e matam aqueles jovens! Trazendo, para nós, talvez uma brincadeira meio esdrúxula, mas nos trás uma lição, já pensou se cada vez que caçoarmos de nossos pastores,presbíteros e lideres, saísse ursas e nos engolissem, provavelmente, existiriam em nossas igrejas varias ursas obesas pela quantidade de pessoas comidas diariamente. Mas usando de forma figurada este pequeno autor afirma a vocês; essas ursas existem! Estão dentro de nós, nos culpando e tentando mostrar o caminho certo a seguir, quando erramos, essa ursa é o Espírito Santo, que nos acusa de todo o pecado que cometemos, nos constrange a se arrepender e corrigir o erro, a voltarmos para o caminho certo, olhe para o seu interior e veja se esta ursa esta te acusando de alguma coisa errada, se ela esta te devorando para que você se arrependa e peça perdão a Deus por tudo de errado que você tenha feito ultimamente e viva com seu coração limpo e em integridade, sem mascaras!

Obs: saudades da minha querida turma: Mika,Keka,Tab, Tí, Milsão, Aninha, Jessie e Deb.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Confiança


Caro leitor, antes de ler o texto abaixo escrito por este humilde conservo, medite no texto das sagradas letras em Tiago 2.26.

Como toda minha familia (Gonçalves), gosto muito de contar estorias, na verdade acho que o sangue caipira faz com que isto aconteça, preste atenção nesta que estou passando para vocês e veja se ela se aplica a você.

Conta-se que um homem esticou um cabo de aço sobre as Cataratas do Niágara, na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos. Em seguida, atravessou andando sobre o cabo de aço. Foi e voltou. A multidão, extasiada, aplaudiu. Aproximando-se de uma senhora que estava no meio do povo, aquele homem perguntou:

- A senhora acredita que eu consigo atravessar novamente?- É claro! - respondeu a mulher.

- A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão?

- Sim, eu acredito.

- A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão com uma pessoa dentro?

- Tenho certeza que sim!

- Então, disse o homem, a senhora poderia, por favor, ajudar-me neste número, entrando no carrinho?

- De jeito nenhum!

Ela acreditava, mas não confiava.

Muitas vezes somos iguais a esta mulher, acreditamos em Deus, mas temos medo de confiar nele, falamos muito, mas pouco é feito, não dedicamos a nossa vida inteiramente a ele, dizemos que somos o seu povo, mas não temos coragem de assumir publicamente e entrar no “carrinho” para que ele nos leve. Lembre-se que a fé sem as obras do espírito é morta, então pare de dizer que confia e confie realmente naquele que é o autor da vida.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Deus usa quem ele quer!


Após ler um texto de uma pastoral em um boletim comecei a pensar; como somos deparados as coisas paradoxais na vida cristã! A graça salvadora a qual conhecemos, muitas vezes é escandalizadora, existem inúmeros exemplos disso, é só prestar atenção na bíblia e ver a quantidade de pessoas fracas, loucas, defeituosas para a sociedade, e que com certeza não seriam aceitas no rol de membros da maioria de nossas igrejas onde queremos viver a comunhão, mas dentro do padrão criado por nós, não respeitando que Deus usa e salva a quem ele quer, a quem esta em seus planos ou seja, a seus escolhidos. Abaixo eu coloco alguns exemplos de membros que foram usados por Deus apesar de seus inúmeros defeitos:

NOÉ era um beberrão (alcoólico) ABRAÃO era velho demais. ISAQUE era um sonhador. JACÓ um mentiroso (mentiu e roubou a benção da primogenitura de seu irmão). LIA era muito feia, JOSÉ foi quase violentado (sofreu vários situações complicadas), MOISÉS era um gago, RAABE era uma prostituta, JÓ um falido e com uma esposa que não o ajudava em nada, GIDEÃO sentia muito medo, SANSÃO não podia ver uma mulher (se apaixonava fácil), NOEMI era uma viúva amargurada, DAVI foi um adúltero e assassino (mandou matar Urias) SALOMÃO era mulherengo tinha 300 concubinas (promiscuo) , ELIAS pensou em morrer (depressivo) JEREMIAS e TIMÓTEO eram jovens demais, ISAÍAS pregou pelado, JONAS fugiu de Deus (não tinha total confiança), JOÃO BATISTA vivia em um deserto e comia insetos ( um hippie de nossos dias), PEDRO era super-emotivo e violento (cortou a orelha de Malco e negou a Cristo), MARTA se preocupava com tudo (ansiosa demais). MARIA MADALENA foi uma prostituta, A MULHER SAMARITANA tinha se divorciado, mais de 5 vezes, TOMÉ duvidava de tudo (setico) .ZAQUEU era desonesto, PAULO era considerado religioso demais.TIMÓTEO tinha uma úlcera(doença irreversíveis para a época).

Viu só? Deus usou e ainda usa pessoas imperfeitas para fazer sua obra, algumas vezes usou até animais para prosseguir com seus ensinamentos, usa até mesmo Eu, um humano falho, cheio de defeitos, com inúmeros problemas, para transmitir essa mensagem a você. Antes de julgar ou pensar não em não permitir a ação de Deus em sua vida, tenha em mente:
ELE TRANSFORMA O PECADOR EM UMA PESSOA ABENÇOADA E ABENÇOADORA.
Agora não tem mais desculpas, mesmo pecador, ou com qualquer problema diante da sociedade. Deus espera que você use todo seu potencial.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Minha Vida

Como sou um amante da boa musica, estava escutando uma das musicas de uma banda que muito me agrada, a banda gospel Americana, DC Talk, escutava e tentava traduzir, , quando terminei de fazer a tradução, vi que minha vida se encaixa perfeitamente nesta musica, por isto resolvi publicá-la neste espaço que uso para divulgar idéias.

In The Light (Estar Na Luz)

DC Talk

Eu continuo tentando encontrar a vida,
Por conta própria longe de Você,
Eu sou o rei das desculpas,

Tenho muitas coisas egoístas que faço.

O que se passa dentro de mim?
Eu desprezo meu próprio comportamento.
Isso só serve para confirmar minha suspeita,
Que ainda sou um homem precisando de um salvador!

Refrão:

Eu quero estar na Luz!
Como você está na Luz!
Quero brilhar como estrelas no céu!

Senhor seja minha Luz e minha Salvação
Porque tudo o que quero é estar na Luz!
Tudo o que quero é estar na Luz!


A doença do "eu" corre em meu sangue,
É um câncer fatal para minha alma,
Todas as tentativas falharam,
Em tentar colocar essa doença sob controle,

Eu me torno a honestidade,
(Não há nada a perder)
Os segredos que me governaram,
(Na Sua presença são neutralizados)
Não há espaço para o orgulho,

(E riquezas não têm valor)
A fama que uma vez me cobria.

Após esta leitura reflita e pense qual o sentido do seu viver, para que você foi criado? Deixo um verso da Palavra sagrada para você pensar:
Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Lucas 15.17

terça-feira, 25 de março de 2008

Quase!


A palavra quase é proveniente do Latim quasi, sendo definida como algo que poderia ter acontecido, mas por algum motivo não se realizou; Sendo usada de muitas maneiras em nosso dia a dia, a seguir alguns exemplos disto:

Quase vencemos o Jogo!

Quase que eu ganho!

Conquistou aquela menina?

-Quase!

Sempre ele é empregado para isto, não estou aqui para discutir ou falar sobre nossa língua portuguesa, até porque, não sou especialista para isto, porem quero deixar essa mensagem.

Na bíblia lá no livro de Atos, no capitulo 24, ele nos conta uma historia vivida pelo apostolo Paulo, onde seus acusadores quase terminaram com sua vida; Diante do Governador Felix, ele foi apresentado após pedir para ser julgado como Cidadão Romano, porem eles não conseguiam acusá-lo, pois Paulo não tinha praticado nada fora das leis judaicas. Anos se passam até que Felix deixa seu reinado, assumindo então Festo. Quando Festo decide cuidar do caso de Paulo, recebe uma visita do Rei Agripa, o rei então pede para ouvir os relatos de Paulo, e começa a se incomodar com os fatos e com a palavra que o Apostolo passava para ele, conforme os trechos citados do capitulo 26 de atos, onde após seu discurso, Paulo faz uma pergunta ao Rei Agripa :

Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas? Bem sei que acreditas.

28 - Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão.

29 - Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.

30 - A essa altura, levantou-se o rei, e também o governador, e Berenice, bem como os que estavam assentados com eles;

31 - e, havendo-se retirado, falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada tem feito passível de morte ou de prisão.

32 - Então, Agripa se dirigiu a Festo e disse: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César.

Agripa, quase se entregou ao evangelho da salvação, quase se tornou um Cristão, porem deixou tudo no quase ao invés de se entregar e deixar que Deus passasse a ser o Senhor de sua vida. Nós muitas vezes ficamos no quase quando decidimos que não faremos algo para contribuir para a obra de nosso grande Mestre, usando sempre esta expressão: quase que eu... fiz algo para Deus! O quase neste contexto é o mesmo que nada, ou seja, nenhuma contribuição ou ação. Através deste humilde texto deixo esta mensagem para você, deixe o quase, pare de usar sua máscara e passe a ser o Afirmativo, o Disponível que entrega a vida para o Grande “EU SOU”, dedique seu tempo para ser um servo fiel, que no grande dia da volta de nosso Cristo, receberá sua placa de Servo Inútil, pois fez todas as obras que o Senhor Jesus ordenou.

terça-feira, 18 de março de 2008

Quem sou eu?


Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de Fevereiro 1788Frankfurt, 21 de Setembro 1860) foi um filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista, ele postula em um de seus textos que o mundo não é mais que Representação. Esta conta com dois pólos inseparáveis: por um lado, o objeto, constituído a partir de espaço e tempo; por outro, a consciência subjetiva acerca do mundo, sem a qual este não existiria. Ele numa determinada época de sua vida passou a viver em pensões e passava a maior parte de seu tempo em praças publicas vestido com maltrapilhos igualmente a um mendigo e quase sempre acompanhado de seu cachorro, um dia numa destas tarde que ele estava sentado a beira de um banco um comerciante da cidade veio a indagá-lo; Quem é você?-perguntou o comerciante, ao que o filosofo respondeu, como eu gostaria de saber!.

Será que sabemos quem realmente somos? Ou na verdade representamos o tempo todo ser personagens de uma historia, uma historia com levantes e quedas. O que na verdade somos? o que quando é olhado no espelho é apresentado? Concluo dizendo que reflita e veja como ser alguém o mais próximo possível da verdadeira face reluzente.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Realidade


È engraçado como somos acostumados a acomodação em nossa vida e quando algo fora dos padrões ditos normais pela sociedade, repreendemos e não queremos que vá adiante. Recebi um texto de um professor e o mesmo texto gostaria de compartilhar com meus queridos leitores, pois ele mostra bem a nossa realidade. Conta-se que um grupo de cientistas colocou cinco macacos dentro de uma jaula. Dentro da jaula uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de algum tempo, quando um macaco fazia menção que iria subir a escada, os outros o batiam com força no mesmo. Após algum tempo, nenhum macaco queria subir a escada, apesar da tentação das belas bananas.

Um dia, substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que o calouro fez, foi tentar subir a escada, mas foi impedido pelos outros, que o surravam. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo desistiu de súbir a escada. Um segundo macaco foi substituído no grupo e o mesmo ocorreu, sendo que o primeiro substituto participou com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o fato se repetiu; um quarto, e afinal, o ultimo dos veteranos foi substituído.

Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo sem nunca ter tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar aos macacos porque batiam em quem tentasse subir a escada, a resposta provavelmente seria assim: “Não sei, mas as coisas por aqui sempre funcionaram assim”.

Voltando a nossa realidade, será que não somos como os macacos da jaula, estamos acomodados e fechados para mudanças? Uma frase que varias vezes escutei e que é realidade e gostaria que você leitor, aplicasse em sua vida: “quer algo novo, se renove antes”!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Repetição

De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas. Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

Em fim acabou-se o período eleitoral, depois de vários meses onde vimos, o verdadeiro cine trash em nossas tv´s , e ainda estão a correr os vários processos eleitorais pelo país, onde há raposas se engolindo. E pergunto: o que eu e você faremos? Deixar passar despercebido? Ou Fazer criticas e tentar mudar? Somos cidadãos eleitores em nosso país, temos responsabilidades, isso é bíblico, devemos orar por aqueles que nos governam pedir a Deus misericórdia por suas vidas, para que saibam guiar ao povo e em meio ao erro mostrar o acerto para assim melhorar a nossa triste realidade. O grande pensador chamado Rui Barbosa, brasileiro, Homem como todos nós com seus defeitos e erros, um celebre representante da Bahia, um senador exemplar que cumpriu como poucos as suas responsabilidades de senador de nossa república, ajudando a construir um governo para o povo sofrido de nossa nação, ao dizer pronunciar esta frase, parecia que estava profetizando, sobre nossos dias, ele mostra sua indignação com o momento vivido naquela época e mostra nossa realidade dos dias atuais. Parece mesmo que a historia de nossa nação é cíclica, sempre voltamos a lama que é a política em nosso país onde, cada vez mais é melhor ser mais um revoltado e calado do que expor suas idéias, não me calo diante desta situação e Peço a você esta lendo este relato, pare e comece a orar e a agir para que assim possamos tentar mudar nossa realidade. “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.”Sl. 27.13.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

hoje



Hoje eu quero apenas poder falar, hoje eu quero apenas poder cantar, hoje esta novela vai terminar, hoje o verbo amor vamos conjugar, sem pensar que o amanhã não pertence a você, nem a mim, más somente a Deus, começo meu texto parafrasiando, a musica "hoje" da banda Catedral que mostra uma mensagem; A vida humana é cheia de altos e baixos, vivemos sempre com nossas reclamações e questionamentos sobre tudo que nos acontece, esquecemos que nada temos como inteiramente nosso e que nada iremos levar quando deixarmos este mundo tenebroso, cheio de hipocrisia e discórdia. A doença que mais mata aos seres humanos é a depressão, causada muitas vezes pela frustração de não ter obtido algo almejado, nunca descansamos, vivemos na velocidade intensa com nossos corpos cansados, não tendo tempo para se alegrar, mas somente para o trabalho e ganho de dinheiro. Lembre-se que nem as melhores coisas da vida não são obtidas através de dinheiro, mas sim, com simplicidade; as paisagens mais belas não foram construídas pelos homens, mas pelo nosso Deus que tudo nos deu. Nós é que não sabemos aproveitar. Pare pense e reflita, se você não esta vivendo somente para as coisas deste mundo e comesse a viver para a obra redentora feita pelo nosso Deus. Pare de colocar a culpa nos outros quando sua vida não dá certo, assuma o que você faz, uma frase que sempre me faz refletir é a seguinte: queremos reformas e mudanças, então comesse se a reformar.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Sinceridade!


Sinceridade, palavra latina, que significa: Franqueza, lealdade; ausência de dobrez ou de hipocrisia; lisura de caráter;

Essa palavra é complicada de se pronunciar e mais complicada ainda de se aplicar em nossas vidas, às vezes é tão difícil viver sendo sincero, falando a verdade, quando no mundo que vivemos, esta cada vez mais complicado, é um mundo de mentiras que vive de suas próprias inverdades, onde cada um se diz livre de tudo, mas presos aos vícios da atualidade; ser sincero diante de tanta corrupção, é quase utópico, até porque, para o mundo, quando você se diz sincero, ou que tenta viver em sinceridade, é tachado de algum clichê. Todos dizem que procuram ser sinceros mas cometem seus grandes erros, um exemplo bem claro é quando falamos mal de nosso políticos por causa de seus desvios e no entanto, estamos devendo a várias pessoas, ou pior que isso, falar mal de outras igrejas, falar mal de nosso pastor e lideres (instituídos por Deus) no entanto estamos em débito com os nossos dízimos e ofertas, roubando assim ao nosso Deus. Durante muito tempo pensei que tinha sinceridade plena, e reconheço meu erro, não a tenho isso é mais uma das máscaras do velho homem, que devem cair, para assim viver em integridade, sendo digno de ser um servo do nosso Deus, peço a Deus para que complete o processo total de minha conversão ao seu evangelho, até o dia de sua volta, que eu seja apenas servo dele e conservo de meus irmãos, vivendo inteiramente para o crescimento de seu reino e que diminua o eu, para que o Senhor Jesus cresça mais e mais, pos a Gloria do Senhor é o que satisfaz minha Vida!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Desabafo


Nos últimos tempos vemos a enorme quantidade de pregadores que se colocam como ungidos, vindos de Deus e se auto-exaltam promovendo a própria gloria, levando multidões a idolatrá-los, a massa se esquece do Deus do homem e passa a adorar o homem de Deus, se jogando aos pés não da cruz de nosso salvador, mas aos pés dos “apóstolos”, que entregam patuás, um exemplo são flores ungidas, sal e pães para abrir caminhos, coisas que podemos ligar as culturas ameríndias e africanas e não ao cristianismo, a fé se torna algo cheio de coisas que se podem tocar e não algo sobrenatural a busca maior é pela prosperidade e não pela salvação. O evangelho perdeu o foco principal, o que me causa uma tristeza profunda; vamos voltar ao evangelho puro e simples onde para falar aos outros e viver, necessário é despir-se do Eu, perdendo a soberba, lembrar que nossas conquistas foram dadas por Deus e, portanto devem ser voltadas para ele. Despir-se do Eu, é pender para baixo, lagar a comodidade dos bancos de igreja, é deixar aquilo que aquilo que nos orgulha e se entregar realmente; a palavra divina no livro de João capitulo 13, nosso Mestre Jesus, nos dá uma lição do que é se desfazer das coisas deste mundo, ele retira a capa que o cobria, se abaixa e lava aos pés dos discípulos. Essa lição nos mostra o que devemos fazer para nos encher das Graças Espírito Santo, deixar nossa vida cheias de orgulho e inverdades, antes que essas inverdades se tornem verdades próprias, em nossa vida pífia; o que é feito, diz muito mais do que nossas palavras. Viver o evangelho puro e simples não é fácil, ser integro só é possível, se tiver ajuda vinda do alto, viver e falar as boas novas de salvação implica numa serie de escolhas e renuncias. A principal é esta: ESCOLHER VIVER INTERAMENTE PARA CRISTO É RENUNCIAR A SUA VIDA, E DEIXAR QUE ELE VÁ A FRENTE! Lembre sempre: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e as demais coisas serão acrescentadas. Viva para o que você foi verdadeiramente criado: louvar e glorificar a Deus em todo o tempo.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Nossas Ursas, devorando nosso ser.


Na semana que se passou fui acometido de uma forte gripe, e este corpo de 96 Kg, foi derrubado por este vírus microscópico, e quando fico parado começo a pensar no passado, principalmente porque morava em uma cidade com costumes totalmente diferentes do lugar onde vivo atualmente onde a igreja que freqüentava tinha um modo contrastante com o da onde freqüento hoje. Mas sem delongas, lembrei-me de certa ocasião onde aprendia junto com os adolescentes da minha saudosa IPH, um tema que para alguns pode ser polemico mas expondo as idéias de cada um, falamos e refletimos muito e passo agora um pouco de como foi aquela manha. Debatemos em nossa classe de adolescentes, sobre um tema meio polemico para alguns, mas indiscutível para outros, nossa lição tinha como tema: “Brincadeira tem Limite”, tendo o texto de II Reis, 2 v. 23 á 26,a lição tinha a primeira frase assim; O adolescente é cruel! No inicio todos nós aprendizes, ficamos meio perplexos com a tal afirmação, porem após alguns momentos de estudos baseados em dados de pesquisas atuais e principalmente na Bíblia, podemos constatar, que realmente a crueldade mora dentro de nós.O texto de II Reis, conta a historia do Profeta Elizeu, quando estava em viajem para Betel, no meio de sua jornada ele se encontra com alguns rapazes que começaram a caçoar dele, falando assim: suba calvo! Suba calvo! O profeta sentiu-se ofendido e pede a Deus para que faça justiça, então no mesmo momento Ursas saem da floresta e matam aqueles jovens! Trazendo, para nós, talvez uma brincadeira meio esdrúxula, mas nos trás uma lição, já pensou se cada vez que caçoarmos de nossos pastores,presbíteros e lideres, saísse ursas e nos engolissem, provavelmente, existiriam em nossas igrejas varias ursas obesas pela quantidade de pessoas comidas diariamente. Mas usando de forma figurada este pequeno autor afirma a vocês; essas ursas existem! Estão dentro de nós, nos culpando e tentando mostrar o caminho certo a seguir, quando erramos, essa ursa é o Espírito Santo, que nos acusa de todo o pecado que cometemos, nos constrange a se arrepender e corrigir o erro, a voltarmos para o caminho certo, olhe para o seu interior e veja se esta ursa esta te acusando de alguma coisa errada, se ela esta te devorando para que você se arrependa e peça perdão a Deus por tudo de errado que você tenha feito ultimamente e viva com seu coração limpo e em integridade, sem mascaras!

Obs: saudades da minha querida turma: Mika,Keka,Tab, Tí, Milsão, Aninha, Jessie e Deb.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Confiança


Caro leitor, antes de ler o texto abaixo escrito por este humilde conservo, medite no texto das sagradas letras em Tiago 2.26.

Como toda minha familia (Gonçalves), gosto muito de contar estorias, na verdade acho que o sangue caipira faz com que isto aconteça, preste atenção nesta que estou passando para vocês e veja se ela se aplica a você.

Conta-se que um homem esticou um cabo de aço sobre as Cataratas do Niágara, na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos. Em seguida, atravessou andando sobre o cabo de aço. Foi e voltou. A multidão, extasiada, aplaudiu. Aproximando-se de uma senhora que estava no meio do povo, aquele homem perguntou:

- A senhora acredita que eu consigo atravessar novamente?- É claro! - respondeu a mulher.

- A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão?

- Sim, eu acredito.

- A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão com uma pessoa dentro?

- Tenho certeza que sim!

- Então, disse o homem, a senhora poderia, por favor, ajudar-me neste número, entrando no carrinho?

- De jeito nenhum!

Ela acreditava, mas não confiava.

Muitas vezes somos iguais a esta mulher, acreditamos em Deus, mas temos medo de confiar nele, falamos muito, mas pouco é feito, não dedicamos a nossa vida inteiramente a ele, dizemos que somos o seu povo, mas não temos coragem de assumir publicamente e entrar no “carrinho” para que ele nos leve. Lembre-se que a fé sem as obras do espírito é morta, então pare de dizer que confia e confie realmente naquele que é o autor da vida.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Deus usa quem ele quer!


Após ler um texto de uma pastoral em um boletim comecei a pensar; como somos deparados as coisas paradoxais na vida cristã! A graça salvadora a qual conhecemos, muitas vezes é escandalizadora, existem inúmeros exemplos disso, é só prestar atenção na bíblia e ver a quantidade de pessoas fracas, loucas, defeituosas para a sociedade, e que com certeza não seriam aceitas no rol de membros da maioria de nossas igrejas onde queremos viver a comunhão, mas dentro do padrão criado por nós, não respeitando que Deus usa e salva a quem ele quer, a quem esta em seus planos ou seja, a seus escolhidos. Abaixo eu coloco alguns exemplos de membros que foram usados por Deus apesar de seus inúmeros defeitos:

NOÉ era um beberrão (alcoólico) ABRAÃO era velho demais. ISAQUE era um sonhador. JACÓ um mentiroso (mentiu e roubou a benção da primogenitura de seu irmão). LIA era muito feia, JOSÉ foi quase violentado (sofreu vários situações complicadas), MOISÉS era um gago, RAABE era uma prostituta, JÓ um falido e com uma esposa que não o ajudava em nada, GIDEÃO sentia muito medo, SANSÃO não podia ver uma mulher (se apaixonava fácil), NOEMI era uma viúva amargurada, DAVI foi um adúltero e assassino (mandou matar Urias) SALOMÃO era mulherengo tinha 300 concubinas (promiscuo) , ELIAS pensou em morrer (depressivo) JEREMIAS e TIMÓTEO eram jovens demais, ISAÍAS pregou pelado, JONAS fugiu de Deus (não tinha total confiança), JOÃO BATISTA vivia em um deserto e comia insetos ( um hippie de nossos dias), PEDRO era super-emotivo e violento (cortou a orelha de Malco e negou a Cristo), MARTA se preocupava com tudo (ansiosa demais). MARIA MADALENA foi uma prostituta, A MULHER SAMARITANA tinha se divorciado, mais de 5 vezes, TOMÉ duvidava de tudo (setico) .ZAQUEU era desonesto, PAULO era considerado religioso demais.TIMÓTEO tinha uma úlcera(doença irreversíveis para a época).

Viu só? Deus usou e ainda usa pessoas imperfeitas para fazer sua obra, algumas vezes usou até animais para prosseguir com seus ensinamentos, usa até mesmo Eu, um humano falho, cheio de defeitos, com inúmeros problemas, para transmitir essa mensagem a você. Antes de julgar ou pensar não em não permitir a ação de Deus em sua vida, tenha em mente:
ELE TRANSFORMA O PECADOR EM UMA PESSOA ABENÇOADA E ABENÇOADORA.
Agora não tem mais desculpas, mesmo pecador, ou com qualquer problema diante da sociedade. Deus espera que você use todo seu potencial.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Minha Vida

Como sou um amante da boa musica, estava escutando uma das musicas de uma banda que muito me agrada, a banda gospel Americana, DC Talk, escutava e tentava traduzir, , quando terminei de fazer a tradução, vi que minha vida se encaixa perfeitamente nesta musica, por isto resolvi publicá-la neste espaço que uso para divulgar idéias.

In The Light (Estar Na Luz)

DC Talk

Eu continuo tentando encontrar a vida,
Por conta própria longe de Você,
Eu sou o rei das desculpas,

Tenho muitas coisas egoístas que faço.

O que se passa dentro de mim?
Eu desprezo meu próprio comportamento.
Isso só serve para confirmar minha suspeita,
Que ainda sou um homem precisando de um salvador!

Refrão:

Eu quero estar na Luz!
Como você está na Luz!
Quero brilhar como estrelas no céu!

Senhor seja minha Luz e minha Salvação
Porque tudo o que quero é estar na Luz!
Tudo o que quero é estar na Luz!


A doença do "eu" corre em meu sangue,
É um câncer fatal para minha alma,
Todas as tentativas falharam,
Em tentar colocar essa doença sob controle,

Eu me torno a honestidade,
(Não há nada a perder)
Os segredos que me governaram,
(Na Sua presença são neutralizados)
Não há espaço para o orgulho,

(E riquezas não têm valor)
A fama que uma vez me cobria.

Após esta leitura reflita e pense qual o sentido do seu viver, para que você foi criado? Deixo um verso da Palavra sagrada para você pensar:
Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Lucas 15.17

terça-feira, 25 de março de 2008

Quase!


A palavra quase é proveniente do Latim quasi, sendo definida como algo que poderia ter acontecido, mas por algum motivo não se realizou; Sendo usada de muitas maneiras em nosso dia a dia, a seguir alguns exemplos disto:

Quase vencemos o Jogo!

Quase que eu ganho!

Conquistou aquela menina?

-Quase!

Sempre ele é empregado para isto, não estou aqui para discutir ou falar sobre nossa língua portuguesa, até porque, não sou especialista para isto, porem quero deixar essa mensagem.

Na bíblia lá no livro de Atos, no capitulo 24, ele nos conta uma historia vivida pelo apostolo Paulo, onde seus acusadores quase terminaram com sua vida; Diante do Governador Felix, ele foi apresentado após pedir para ser julgado como Cidadão Romano, porem eles não conseguiam acusá-lo, pois Paulo não tinha praticado nada fora das leis judaicas. Anos se passam até que Felix deixa seu reinado, assumindo então Festo. Quando Festo decide cuidar do caso de Paulo, recebe uma visita do Rei Agripa, o rei então pede para ouvir os relatos de Paulo, e começa a se incomodar com os fatos e com a palavra que o Apostolo passava para ele, conforme os trechos citados do capitulo 26 de atos, onde após seu discurso, Paulo faz uma pergunta ao Rei Agripa :

Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas? Bem sei que acreditas.

28 - Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão.

29 - Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.

30 - A essa altura, levantou-se o rei, e também o governador, e Berenice, bem como os que estavam assentados com eles;

31 - e, havendo-se retirado, falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada tem feito passível de morte ou de prisão.

32 - Então, Agripa se dirigiu a Festo e disse: Este homem bem podia ser solto, se não tivesse apelado para César.

Agripa, quase se entregou ao evangelho da salvação, quase se tornou um Cristão, porem deixou tudo no quase ao invés de se entregar e deixar que Deus passasse a ser o Senhor de sua vida. Nós muitas vezes ficamos no quase quando decidimos que não faremos algo para contribuir para a obra de nosso grande Mestre, usando sempre esta expressão: quase que eu... fiz algo para Deus! O quase neste contexto é o mesmo que nada, ou seja, nenhuma contribuição ou ação. Através deste humilde texto deixo esta mensagem para você, deixe o quase, pare de usar sua máscara e passe a ser o Afirmativo, o Disponível que entrega a vida para o Grande “EU SOU”, dedique seu tempo para ser um servo fiel, que no grande dia da volta de nosso Cristo, receberá sua placa de Servo Inútil, pois fez todas as obras que o Senhor Jesus ordenou.

terça-feira, 18 de março de 2008

Quem sou eu?


Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de Fevereiro 1788Frankfurt, 21 de Setembro 1860) foi um filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista, ele postula em um de seus textos que o mundo não é mais que Representação. Esta conta com dois pólos inseparáveis: por um lado, o objeto, constituído a partir de espaço e tempo; por outro, a consciência subjetiva acerca do mundo, sem a qual este não existiria. Ele numa determinada época de sua vida passou a viver em pensões e passava a maior parte de seu tempo em praças publicas vestido com maltrapilhos igualmente a um mendigo e quase sempre acompanhado de seu cachorro, um dia numa destas tarde que ele estava sentado a beira de um banco um comerciante da cidade veio a indagá-lo; Quem é você?-perguntou o comerciante, ao que o filosofo respondeu, como eu gostaria de saber!.

Será que sabemos quem realmente somos? Ou na verdade representamos o tempo todo ser personagens de uma historia, uma historia com levantes e quedas. O que na verdade somos? o que quando é olhado no espelho é apresentado? Concluo dizendo que reflita e veja como ser alguém o mais próximo possível da verdadeira face reluzente.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Realidade


È engraçado como somos acostumados a acomodação em nossa vida e quando algo fora dos padrões ditos normais pela sociedade, repreendemos e não queremos que vá adiante. Recebi um texto de um professor e o mesmo texto gostaria de compartilhar com meus queridos leitores, pois ele mostra bem a nossa realidade. Conta-se que um grupo de cientistas colocou cinco macacos dentro de uma jaula. Dentro da jaula uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de algum tempo, quando um macaco fazia menção que iria subir a escada, os outros o batiam com força no mesmo. Após algum tempo, nenhum macaco queria subir a escada, apesar da tentação das belas bananas.

Um dia, substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que o calouro fez, foi tentar subir a escada, mas foi impedido pelos outros, que o surravam. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo desistiu de súbir a escada. Um segundo macaco foi substituído no grupo e o mesmo ocorreu, sendo que o primeiro substituto participou com entusiasmo da surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o fato se repetiu; um quarto, e afinal, o ultimo dos veteranos foi substituído.

Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo sem nunca ter tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se fosse possível perguntar aos macacos porque batiam em quem tentasse subir a escada, a resposta provavelmente seria assim: “Não sei, mas as coisas por aqui sempre funcionaram assim”.

Voltando a nossa realidade, será que não somos como os macacos da jaula, estamos acomodados e fechados para mudanças? Uma frase que varias vezes escutei e que é realidade e gostaria que você leitor, aplicasse em sua vida: “quer algo novo, se renove antes”!